THE CROSS é reconhecida como a primeira banda de Doom Metal do Brasil, fundada em Salvador/BA por Eduardo "Slayer" Mota em 1990, com sonoridade inspirada por bandas como Black Sabbath, Candlemass e Trouble.
Em 1992 foi lançado o primeiro rehearsal, e em 1993 foi gravada a primeira demo, intitulada “The Fall”, distribuída pelo selo francês Holy Records e Adipocere Records por dois anos, e também pelo selo Norte Americano Moribund Records, em seguida veio um novo rehearsal, intitulado “Perenigration”, em 1994, também distribuído pelo selo Holy Records.
Após 8 anos desde o nascimento do THE CROSS e uma grande repercussão com os trabalhos gravados e grandes shows como o Garage Rock em 1994 dividindo palco com Amen Corner, a banda passou a viver alguns problemas e acabou se separando em 1998.
Em 2015, quase 20 anos após o fim da banda, THE CROSS retorna com um EP intitulado de “Flames Through Priests”, e o debut álbum veio em 2017, “The Cross”, avaliado pelo Whiplash como um dos 10 melhores discos da década. Em 2019 o novo EP chamado “Still Falling” foi lançado, avaliado pela Roadie Crew e pelo Whiplash como um dos melhores lançamentos de 2019. Neste mesmo ano a banda anunciou seu novo integrante Daniel Fauaze, para assumir as guitarras ao lado de Paulo Monteiro, e em seguida, fora convidada para o Novembers Doom Brazillian Tribute, apresentando a faixa "Within My Flesh”, a qual foi elogiada diretamente pela banda Novembers Doom.
Em 2020 foi lançado o DVD oficial “Live Endless Fall” gravado no festival Palco do Rock. Logo após, é divulgado o single "Unnatural" sendo um marco de transição pra uma nova fase do THE CROSS.
Em novembro de 2020 a banda homenageou Elly Brandão (R.I.P.), um grande parceiro do grupo e ex-guitarrista, que veio a falecer enquanto estava trabalhando no disco “The Cross” de 2017, lançando uma faixa dedicada a ele chamada “Elly Tales (Part 1)” e mais a frente já em 2021 lançando a segunda parte desta homenagem intitulada “Elly Tales (Part 2)”, adicionando linhas de teclado compostas por Vinícius Campos, (Ex: Hate Embrace, Seeds Of Destiny, Phantasma Nocturna, Mortem Funere), homenagem essa que a banda estende a todas as vítimas do COVID-19. A mesma faixa esteve presente no EP “Reverencing the Eternal Icons”, ao lado das releituras de “The Fever Sea” (My Dying Bride) e “Within My Flesh” (Novembers Doom) as quais a banda participou nos respectivos tributos.
No ano de 2021 a banda anunciou as participações especiais para o vindouro disco “Act II: Walls of the Forgotten”, quais sejam, Albert Bell, Aka “'Dr Doom” (Forsaken, Sacro Sanctus), gravando as linhas de baixo das 6 faixas do disco, Achraf Loudiy (Aeternam) gravando linhas vocais para a faixa “Beyond the Eyes of Seth”, Leo Stivala (Forsaken) gravando linhas vocais para a faixa “Umbral”, e o grandioso Aaron Stainthorpe (My Dying Bride) gravando linhas vocais para a faixa “Walls of the Forgotten”.
Logo após, banda divulgou seu mais novo integrante, o baixista Leandro Kastiphas, um musico consagrado no underground brasileiro, tendo integrado grandes nomes da cena como Mystifier e Eternal Sacrifice, fazendo parte de importantes shows e grandes turnês não só pelo Brasil, mas também Alemanha, Chile, Colômbia e Peru.
Em Maio de 2021, já com o processo de gravação do disco “Act II: Walls of the Forgotten” a todo vapor, a banda divulga a arte da capa do que vem a ser o primeiro single do disco, a música “Behind the Stone Gate”.
Em Julho de 2021, a banda lançou a nova versão da música “Flames of Deceit” em formato quarentine sessions, com a banda tocando a faixa na íntegra, em vídeos gravados em casa.
Mais à frente, foi anunciada a participação nas Coletâneas: “4 Ways to Die” (Chile), com as presenças das bandas Aura Hiemis (Chile), Sepultus Est (Peru) e Funeris (Argentina); “Brazilian Doom Metal” e “The Power of Doom Metal Bahia”.
No dia 02 do mês de novembro de 2021, dia dos mortos, a banda lançou seu primeiro videoclipe, “Sonnenstein Castle”, já em 2022 o tão aguardado “Act II: Walls of the Forgotten” foi lançado, no dia 27 de maio, pela gravadora europeia Pitch Black Records, a qual também lançou o lyric video da música “Umbral”, e um videoclipe da música “Behind the Stone Gate”.
FORMAÇÃO:
Eduardo Slayer – vocais
Paulo Monteiro – guitarra
Daniel Fauaze – guitarra
Leomar Aqueronte – baixo
Renato Bacelar – bateria
LINKS RELACIONADOS:
|Bandcamp|Instagram|Facebook|Site Oficial|YouTube|Contato|
Created with ListenTo - Free Smart URLs & Pre-Save Links
Foto Promocional COM LOGO Lo-Res (.JPG)
Foto Promocional 1 Hi-Res (.JPG)
Logo da Banda Hi-Res (.PNG)
(Material completo da banda especial para IMPRENSA, clique no link e solicite.)
(Material completo da banda especial para PRODUTORES, clique no link e solicite.)
(Material completo para PÚBLICO EM GERAL, contendo a discografia em ordem cronológica, seus reviews, entrevistas, matérias especiais, prints ou fotos de revistas. ARQUIVO LEVE em PDF).
(Material disponível no site da Sangue Frio Records. Clique e compre agora.)