O Power Trio de Itajaí/SC concedeu uma entrevista diferenciada, desta vês todos integrantes responderam para o nosso site, falando do novo trabalho, de uma possível tournê, da inclusão da tecnologia no Metal e de muitas outras coisas, confira essa ótima entrevista com uma das melhores bandas de Heavy/Speed Metal do Brasil: BATTALION.
Primeiramente gostaríamos de agradecer pela entrevista e gostaria de notificar aqui que antes de amigo sou muito fã do trabalho de vocês!
Então vamos ao que interessa:
SFP: A banda foi formada em 2005, e sabendo que é complicado se manter uma formação unificada eu peço, quantos integrantes já passaram pela Battalion? Sempre foi um “Power Trio”?
Marcelo: Muito obrigado pelo apoio brother e pelo espaço cedido a banda, desde que se tenha todos com a mesma emoção e dedicação aí tudo vai bem com certeza, até hoje passaram pelo Battalion 4 baixistas até que decidi assumir as quatro cordas e passar o posto de guitarrista para o Álvaro que tem se sobressaído na função, pois ele é um ótimo guitarrista.
Fabiano: O Battalion já foi formado com a intenção de ser um trio. Eu na bateria o Marcelo na guitarra e vocal e o Fabricio no baixo, Fabrício fez parte desde 2005 até 2011 se não me engano, dai por diante passaram, outros baixistas na Battalion para poder cumprir as suas agendas de shows, ate encontrar o Jeferson Junior, ele fez os shows de lançamento do CD Empire of Dead, destacando que o Marcelo quem gravou baixo e guitarra nesse meio tempo por problemas pessoais, Jeferson Junior, saiu e entrou Álvaro Santana Jr, que começou substituindo o baixo, mais tarde passou para guitarra, que é a formação sólida que temos hoje.
SFP: Em 2007 a banda lançou a Demo “Battalion” e apesar de ter participado de algumas coletâneas só foi lançar outro álbum em 2013. Porque houve essa demora de 6 anos?
Marcelo: Foram vários fatores que adiaram o lançamento do álbum, dinheiro tempo pois o produtor do estúdio tem uma empresa e não tinha muito tempo para o trabalho com as gravações e edições, eu moro a 100km de distância então o pouco tempo que tinha era ensaio e correr para o estúdio depois de pronto veio a procura de um selo para lançar nosso material, entrei em contato com vários nacionais e internacionais o interessante é que os nacionais apenas 2 responderam e os de fora quase todos me retornaram, enfim conversamos com o Rolldão da “Kill Again Records “o cara foi curto e direto que tinha interesse em lançar nosso trabalho que já conhecia o som da banda isso na metade de 2012 até que em março de 2013 foi finalmente lançado o álbum Empire of Dead.
SFP: Vocês já tocaram com grandes ícones do cenário nacional e mundial, qual destes marcou mais a vida e a memória da banda?
Marcelo: Foram muitas noites insanas de muita cerveja e metal, todas marcantes mas algumas em especial como o show com o Vulcano em 2007, e o show com o Atwar em 2010 esses dois foram demais.
Alvaro: Foram alguns mesmo. Mas um em especial me chamou muito atencao. Foi a banda Enforcer. Além de um baita show de uma grande apresentação foi algo muito inspirador do ponto de vista deles estarem muito longe de casa mostrando suas musicas em tour para o mundo.
SFP: Como é esse novo EP, o “Tyrants of Evil”. Falem um pouco sobre ele.
Marcelo: Bem, conversamos com o Rolldão que estavamos com a idéia de lançar um EP para divulgar até que o novo álbum ficasse pronto então adiantamos as gravações das musicas Tyrant of evil e Hell razor e adicionamos a demo Battalion de 2007 como bônus agora esta de maneira oficial pelo selo Kill Again.
Alvaro: Já pude mostrar um pouco das minhas influencias, explorando mais das “pentatônicas e bendes” deram um toque ainda mais clássico nas musicas. Se tratando de um EP nos pretendíamos mostrar um pouco dessa nova fase e também do que os espera, do que esta por vir. Essas duas musicas novas eu diria que e só a ponta do "ice berg"
SFP: A banda executa um Speed Metal de altíssima qualidade, como se fosse uma mistura louca de Exciter com Grave Digger. Quais são as principais influências fora as já citadas para que se formasse essa formula tão bacana?
Marcelo: Já disse tudo (risos), Exciter e Grave Digger são algumas das influências assim como Running Wild, Muro, Motorhead, Pile driver e tantas outras da melhor época do metal que foi a década de 80.
SFP: Sabemos que vocês não são da nova geração, como é para vocês o Underground hoje comparado ao de antigamente? Como vocês vêem a internet hoje nas vidas das bandas?
Marcelo: Hoje é em dia a informação é muito rápida e a internet veio como uma grande ferramenta para divulgação e contatos, por outro lado se tem uma perda da pureza que se tinha antigamente ao se conhecer uma banda era algo muito mais mágico e de difícil acesso onde para se conseguir uma copia em cassete de algum disco era uma missão árdua só se fosse alguém já envolvido com a cena e se levava muito a serio cada acesso a cada material hoje é muito pratico e cômodo você simplesmente baixa a discografia da banda e pronto (Risos), mas ainda se tem muita gente que leva o metal a serio como sua vida.
SFP: Considero o “Empire of Dead” um dos melhores, se não o melhor lançamento de Heavy/Speed Metal do Brasil lançado nos últimos anos, ele ainda repercute muito para a banda? Tem uma boa procura?
Fabiano: Pelo ano que foi lançado eu acho que sim, foi uns dos melhor álbum de Heavy Speed Metal. Com certeza tem muitas Bandas ‘fudidas’ pelo Brasil a fora mais em 2013 o Empire of Dead veio a cravar o Battalion na cena Brasileira com sua pegada locomotiva, é um álbum muito importante para nós, 80% do set list ao vivo é baseado no Empire of Dead. O mais bacana que o álbum esta sendo procurado pela galera que é muito bom isso!
Marcelo: Sim ainda tem uma boa procura pelo disco ele ainda esta disponível pela Kill Again, e foi através dele que impulsionamos nosso nome dentro e fora do Brasil, e também nos rendeu excelentes criticas pela mídia metálica.
SFP: Esse novo EP, apesar de ser apenas a antiga DEMO com duas músicas inéditas, mas mesmo assim pode abrir muitas portas para a banda. A banda pensa em uma tour no nordeste? Ou quem sabe até mais, uma tour sulamericana?
Marcelo: Com certeza é o que mais queremos é cair na estrada sempre tivemos uma sede de tocar no nordeste e pela América do Sul sabemos que o publico é destruidor um show aparte todos apoiam a banda literalmente na frente do palco diferente do cenário de muitos lugares onde muitos ficam na frente do lugar ou pelos cantos ao invés de estarem mostrando a que vieram no show.
SFP: Quando vocês pretendem entrar em estúdio para lançar um CD Completo e músicas inéditas?
Tens previsão ou ainda pretendem focar somente no “Empire of Dead” e o EP “Tyrants of Evil”?
Marcelo: Atualmente estamos divulgando o EP mas já finalizando as composições do próximo ataque acredito que no inicio de 2016 já teremos novidades.
Fabiano: Estamos em fase de composição começamos as gravações esse ano a inda espero que no fim desse ano esteja tudo pronto pra que no primeiro semestre de 2016 o novo trabalho com músicas inéditas esteja completo.
SFP: Sabe-se que vídeo clips são essenciais para a divulgação da imagem da banda. A Battalion pretende gravar algo desse porte ainda esse ano? Se sim podem adiantar alguma coisa para os fãs?
Marcelo: Recentemente fizemos uma filmagem para a musica “Tyrant of Evil” mas esta em processo de edição ainda não podemos adiantar muito sobre esse vídeo mas foi uma experiência bem legal e com certeza vai ajudar muito como divulgação para a banda.
SFP: Nós da Sangue Frio Produções temos a certeza de um grande sucesso entre a nossa parceria, mas e vocês, o que vocês da Battalion esperam dessa parceria?
Marcelo: Com certeza vamos fortalecendo esta corrente metálica que tem muito a crescer!!!
Obrigado Battalion!
Marcelo: Obrigado mais uma vez a Sangue frio pela oportunidade de contar um pouco da historia do Battalion e de nossa jornada metálica, a todos que acompanham o trabalho da banda, a todos que já puderam curtir um show e beberam com a gente nosso muito obrigado pois fazemos um trabalho de forma sincera e honesta de headbanger para headbanger .
METAL ATÉ A MORTE!!!
Novo trabalho da banda BATTALION "Tyrant of Evil":